A biotina é uma vitamina 💊 que faz parte do Complexo B. Ela está cada vez mais presente em polivitamínicos e fórmulas para cuidado com cabelos e unhas💇💅.

Entretanto, é importante saber que, em altas doses🔺, esse suplemento pode interferir nos exames laboratoriais relacionados à tireoide (TSH, T4 livre, T4 e T3), levando a resultados “falso-positivos”🆘👎.

Ou seja, não haverá alteração no funcionamento da tireoide do paciente mas, sim, na leitura dos seus exames. Como consequência, essa interpretação errônea poderia causar tratamento de uma doença que nem existe!!! 😱❗

💬Tudo isso pode levar à necessidade de avaliações clínicas e laboratoriais adicionais🔍, sendo muitas vezes inconveniente para o paciente😰.

Para eliminar essa interferência, a recomendação é suspender a substância por pelo menos 72 horas antes da coleta dos exames🕑.


🚩Portanto, pode ser muito perigoso ⛔ quando seu médico não tem ciência de todos os medicamentos que seu paciente está usando (mesmo sendo “vitaminas!”)😉.

✅Eu sempre aviso meus pacientes para levar nas consultas todas as medicações 💊 que estejam usando, para verificarmos seus componentes e se há algum possível interferente na interpretação dos seus exames.👍