Você já percebeu como temos dificuldade em instalar hábitos saudáveis em nossas vidas?

E como é difícil se livrar de maus hábitos como comer mal, perder muito tempo nas redes sociais ou não fazer atividade física?

Eu vou te explicar o porquê isso ocorre e como você pode reprogramar o seu cérebro de uma forma muito simples.

O nosso cérebro trabalha com ciclos de ação-recompensa. Ou seja, se após executar uma ação, eu sinto uma emoção positiva, ficará mais fácil executá-la novamente depois. O mesmo vale para situações vinculadas a emoções negativas: a vontade de realizar aquela ação se enfraquece.

Essa é a origem dos hábitos!

Pare um minuto e pense: os seus maus e velhos hábitos estão ligados a recompensas fortemente positivas! Você sente prazer (mesmo que momentâneo) ao comer mais do que deveria, comer doces e comidas gordurosas, assistir TV em excesso, procrastinar e ficar largado no sofá! Enquanto que os novos hábitos, que você tanto tenta incorporar, estão vinculados a cansaço, dor, obrigação e desânimo.

Então, sabendo disso tudo, faremos a engenharia reversa: vamos REPROGRAMAR nossos ciclos de ação-recompensa. “Meu Deus, como isso será possível?”. Cada vez que você executar um hábito saudável, por mais simples que ele seja, você deverá imediatamente COMEMORAR!!! Isso mesmo!! Parece loucura, né?! Mas dessa forma, você estará associando uma emoção prazerosa e fortemente positiva àquele hábito.

Como comemorar? Aí é com você! Descubra o que funciona melhor para você: dê um grito, bata palmas, fale parabéns para si mesmo, faça uma comemoração estilo jogador de futebol… Quem me conhece sabe que eu faço uma dança comemorativa, né?! Hahaha

Execute essa atitude nos hábitos que você quer incorporar à sua rotina e você vai perceber a diferença! Depois me conta como foi!